Pular para o conteúdo principal

Desencantado


   
 
  — Ai meu Deus! — Gritou Gustavo saindo de uma das baladas mais populares da cidade ao mesmo tempo em que procurava o celular nos bolsos da calça. Olhava para todos os lados a beira das lágrimas, certificando-se de que Marina, a melhor amiga, não viesse ao seu encontro. — Oh, vida de merda! — Repetia ele discando um número no aparelho enquanto as lágrimas inevitavelmente jorravam de seus olhos como o sangue de uma artéria cortada. A verdade é que se sentia pior do que uma fralda geriátrica usada e dificilmente conseguiria mudar esse status, o telefonema que estava prestes a fazer, pelo ao menos, amenizaria seu estado de espírito. Descarrego de consciência, como se diz por aí.

    Não que a festa não estivesse boa, pelo contrário, se divertira á beça, e, bom, é verdade que bebera um pouco, mas nada que o fizesse confundir churros com um pênis comestível. O que lhe fez sentir-se assim foi meia dúzia de beijos trocados com Pedro. Porém não pense que Pedro beijava mal, ou que estava abaixo dos padrões de beleza, o garoto era um dos mais desejados da festa e Gustavo ficara com ele naquela noite. Seria motivo de risos, não de lágrimas, você pode pensar. Isso, se os beijos tivessem rolado á três meses atrás.

   A três meses Gustavo ainda não se apaixonara perdidamente por Henri, um menino da cidade vizinha. É fato que até então ninguém despertara tal sentimento nele, fora somente com Henri que Gustavo sonhou em se casar e ter filhinhos. Do alto de seus vinte anos de idade sentia-se com a experiência amorosa de um garotinho de doze. Era realmente lamentável.

   Desde que o conheceu numa oficina de teatro não conseguiu mais tirá-lo da cabeça. Já repetira isso á Henri por dezenas de vezes, seja por telefone, chat do facebook e ao vivo, na única ocasião em que pseudo-ficaram. — Eu te amo!— E mesmo sabendo que tal amor não era de todo recíproco (e talvez nunca viesse a ser), Gustavo não tinha medo e tampouco vergonha de proferir o que sentia, porque pela primeira vez era verdadeiro, e, até o momento, Henri fora tudo que ele conhecera sobre o amor, era ele quem fazia Gustavo querer se tornar uma pessoa melhor.

   E nesses três meses ele não quis conhecer mais ninguém, e realmente não conhecera. Manteve-se fiel á Henri. Pensamento que era completamente descabido segundo Marina.

— ACORDA GUSTAVO!— Gritou a amiga, após uma breve discussão em seu quarto antes de saírem para a festa, quando Gustavo mostrou-se relutante em querer acompanhá-la — Vocês nem namorados são, e além do mais ele já repetiu dezenas de vezes que só te vê como amigo, nada além disso! E você ainda quer se recusar a aproveitar um sábado a noite por medo de conhecer outra pessoa?! — Assim que terminou de falar Marina teve tempo para recuperar o fôlego. Era de seu costume falar rápido demais e muitas vezes até sentia-se tonta por fazê-lo com demasiada frequência.

   Com os lábios levemente curvados para baixo Gustavo sentou-se na cama encarando seus pés vestidos com um par de meias surradas. — É que eu o amo, poxa. Não vejo motivos para ir á uma festa sabendo que Henri não estará lá.

   — Antigamente a minha companhia bastava. Já agora... — Marina pareceu murchar sentando-se ao lado de Gustavo, mas é claro que era somente mais uma de suas táticas para tentar fazer o amigo mudar de ideia.

  — Você entendeu o que eu quis dizer. — Disse ele olhando de esguelha para a amiga.

  — Caramba Gus, todos os nossos ex-colegas do ensino médio estarão lá...

  — Não os que estão trabalhando na aurora. — Observou Gustavo.

 — Realmente.   

 — Nem os que tiveram filhos ou se casaram. Ah, também tem aqueles que se casaram, tiveram os filhos, trigêmeos, na maioria dos casos, e se divorciaram, não fizeram as coisas necessariamente nessa ordem, mas mesmo assim acho difícil algum desses aparecer, já, atualizando os dados restam vinte por cento da turma, ou seja, eu, você e o clubinho...

   — Ok, Gustavo! — Marina jogou a bolsa na cama de modo teatral. — Você me faz perder a paciência, eu hein.

   O garoto deu uma última olhada em seu reflexo no espelho, jogou a franja para o lado, vestiu seu all star amarelo e saiu porta afora. Marina saltitou da cama assim que o amigo saiu do quarto e soltou gritinhos estridentes enquanto batia palmas de modo retardado. — Consegui! — Guinchou ela.  

   Desde o momento em que pisou na pista de dança Gustavo não deixou de pensar em Henri um instante se quer. Como seria se ele estivesse aqui? Será que gostaria da minha roupa? Aaaaaaaah, seria tão mágico dançar essa música com ele! E então começou a beber. Quero te chupar, Henri. Seria uma ótima noite pra gente transar, né não?  Caralho, eu te amo seu filho de uma puta! Ridícula! Simplesmente ri-dí-cu-la essa sua atitude de não me querer...

  Foi então que Pedro chegou com aquele seu jeito encantador (não mais do que Henri, que fique claro), pagando mais bebida e pronto. Nem Gustavo mais soube ao certo como tudo aconteceu, percebeu o latrocínio que estava cometendo quando, sentado na poltrona num dos cantos do ambiente, Pedro lhe convidou para dormir em sua casa. Gustavo arregalou os olhos e se afastou um pouco para observar melhor o garoto que acabara de fazer o convite tão ousado. — Ai Meu Deus...

   — Onde é que você vai? — Perguntou Pedro quando Gustavo se levantou.

   — Hã... — Num primeiro momento ele hesitou, não sabia se realmente poderia contar o que iria fazer. — Bom, eu vou fazer uma ligação. — Melhor assim. Não mentir. Seria uma coisa a menos para pesar em sua consciência depois. — E saiu às pressas dali. Antes de atravessar a porta de entrada avistou Marina agarrada á um Drink no balcão, dando encima do barman.

   Já do lado de fora ele tremia tanto que mal conseguia discar os números, por duas vezes quase deixou o celular cair de suas mãos. Na primeira tentativa o telefone chamou, mas ninguém atendeu. Discou novamente. Gustavo precisava falar com Henri, precisava lhe dizer o que havia feito em seu sábado á noite, que ficara com Pedro, mas que não fora nada de mais, que não era Pedro que tomava seus pensamentos por horas a fio durante os últimos três meses e sim ele, precisava se desculpar, afinal que moral teria ele para dizer que o amava sendo que ficava com outro garoto quando Henri não estava por perto?

   — Oi.— Disse uma voz um tanto sonolenta do outro lado da linha. Era a voz dele, Gustavo soube de imediato, aquela voz que por tantas vezes lhe deixara sem fôlego, sem saber como agir. Antes que pudesse responder Gustavo sentiu alguém tomar o celular de suas mãos é força. Num primeiro momento pensou que pudesse estar sendo assaltado, mas assim que se virou viu Marina enfiando seu telefona na bolsa.

  — Marina, Ficou louca?! — Berrou ele. — Eu estava falando com Henri, eu precisava dizer á ele que tinha ficado com Pedro e me desculpar...

  — Se liga!— A amiga o puxou para o lado, para que ninguém pudesse ouvir a conversa que estavam prestes a ter. — Você não deve satisfações á ele, quantas vezes eu telho que te lembrar?

  — Ele tem o meu amor, e isso basta...

   Marina respirou fundo, por mais dolorido que fosse, era necessário que o amigo levasse um choque de realidade. — E você acha, sinceramente, que ele está pouco se lixando pra esse amor? — As palavras o atingiram como bombas silenciadoras. Quando percebeu as lágrimas brotarem dos olhos de Gustavo, Marina se perguntou se não havia sido um tanto cruel no uso de suas palavras. E então o abraçou, era tudo que poderia fazer no momento. — Você quer uma água? — Perguntou depois que o acompanhou até a entrada e acomodou cuidadosamente o amigo numa das poltronas.

    — Sim, eu quero água... — Veio a resposta soluçante. — Não, quero um travesseiro fofo. PORRA MARINA, EU QUERO O HENRI!

   — Shiii... — Fez a amiga abraçando-o novamente. — Olha, antes de buscar sua água eu preciso lhe mostrar algo.  — Levou a mão até a bolsa e de lá tirou seu aparelho celular com a página do facebook aberta no perfil de Henri. Tinha plena consciência de seu ato e sabia que se mostrasse aquilo para Gustavo ela poderia passar as próximas três semanas ou mais consolando o amigo, comprando lencinhos e comendo chocolate feito uma porca. Era o que ambos chamavam de depressão coletiva. Respirou fundo e esfregou o celular na cara de Gustavo. — Veja.

   Teve de esfregar os olhos para ver se estava enxergando bem. Era realmente a conta de Henri naquela rede social que não era coisa de Deus, e a última atualização de status era de duas horas atrás; “Em um relacionamento sério com João Paulo Montéz.”

   Cinquenta e sete pessoas curtiram isso

   O garoto sentiu vontade de encarnar Maysa e cantar “Meu Mundo Caiu”. Não que fosse exagero, ou drama de sua parte, mas seu mundo realmente caíra. Nunca um status meu teve tantas curtidas, pensou ele com seus botões. Não que isso importe de algo, mas tipo, quer dizer que tem bastante gente que torcia para que os dois ficassem juntos e eu sou uma merda, não, uma merda não, uma fralda geriátrica usada. Ele também não conhecia o tal de João Paulo, mas prometeu a si mesmo que assim que cruzasse com o garoto arrebentaria a sua cara. — Como eu sou bobo, Marina. — Foi o que conseguiu dizer. E realmente era. Enquanto estava com a consciência hiper pesada unicamente por ter ficado com outro, se punindo mais que uma virgem escriba, Henri estava lá trepando com o tal de João Paulo, ele tinha certeza. Seu filho de uma puta, infeliz e desgraçado! Sentiu uma raiva insana acompanhada de uma boa dose de vontade de fazer tudo aquilo que não havia se permitido até então. Não iria mais esperar “a pessoa certa” para fazer as coisas, se fosse assim nunca faria nada, nem perderia a virgindade. Ele tinha vinte anos e ainda era virgem! Como se sentia ridículo! Até parece que alguém, em pleno século XXI se importa em encontrar a pessoa certa. A vida parecia se resumir em foder e morrer. Agora de uma vez por todas, estava decepcionado, desencantado com o amor.

    — Minha água, Marina. — Pediu ele depois de respirar fundo, devolvendo o celular com a conta de Henri ainda aberta.

   — Ah, sim. — Lembrou-se ela. Deixou a bolsa ao lado do amigo, e, fazendo um último cafuné foi em direção ao bar.

   Pedro parecia estar de saída, e quando Marina já não estava mais a vista, Gustavo fez um sinal para que ele se aproximasse. — O convite ainda está de pé? — Perguntou assim que ele lhe estendeu uma lata de energético.

   Um leve sorriso se estendeu no canto da boca de Pedro. — É claro. — Confirmou.

   Tomado por uma coragem que nem sabia que tinha Gustavo arrastou Pedro para o estacionamento, empurrou-o para cima do carro e se lançou num beijo quente. Mordiscou a orelha de Pedro, lambeu o seu pescoço, e, abrindo sua camisa xadrez foi descendo por seu corpo. O pênis dele já estava ereto sob a calça, Gustavo pode sentir assim que o tomou em suas mãos. — Ei, espera. — Disse Pedro, com aquele mesmo sorriso de canto de boca, desligando o alarme do carro e indicando que Gustavo entrasse. E foi o que ele fez. Assim que fechou a porta do carro viu Marina pelo espelho retrovisor, ela parecia preocupada, a sua procura. Foda-se, a noite agora é minha.

   Iriam para a casa de Pedro trepar, talvez nem chegassem até lá, no carro parecia bem mais excitante, e acordariam na manhã seguinte como conhecidos apenas, completamente diferente de toda aquela coisa que Gustavo havia idealizado durante toda a sua vida, e principalmente, nos últimos três meses.

   Sua vida daqui para frente seria assim; sem idealizações. Sem fantasiar a sua existência como se vivesse um conto de fadas, á espera de um príncipe que lhe salvaria da vida monótona. Definitivamente era uma perspectiva bem menos encantada da que estava acostumado.

   Era “Cair na real” como Marina lhe dissera por tantas vezes.
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pele

     Está frio e eu me despi da sua pele.     Ainda n ão sei exatamente o porquê, ou quando aconteceu. Foi simplesmente esvaziando, murchando, assim, aos poucos, tão devagar que nem nos permitiu saber em que época aconteceu. É incrível como o tempo tem o poder de mudar as coisas e as pessoas sem que percebamos. Quando nos damos conta simplesmente aconteceu, as mudanças estão lá mesmo que não estejamos preparados para lidar com elas. O tempo é cruel. Pelo modo como eu me perdia a cada vez que te encontrava, pensei que as coisa poderiam ser duradouras, era quase como brincar de esconde-esconde. Era. Do passado.    Depois de satisfeitas as curiosidades de ambas as partes, não há mais motivos para aquelas longas conversas na madrugada. Se tornara algo mais momentâneo, efêmero, cuja vida não durava mais do que um cumprimento e a troca de meia dúzia de palavras.    É engraçado como pessoas que um dia foram tão íntimas de repente se tornam apenas conhecidas. E num futuro não mu

Se Estiver Interessado, Sente-se.

   Vamos lá.    Estou com umas 50486338 coias pra fazer, mas nesse momento sinto necessidade de escrever. Quando resolvi criar esse novo blog tinha expectativas de conseguir publicar com maior frequência, mas não foi bem isso o que aconteceu. Bom, minha vida mudou bastante. Mudou de uma hora pra outra, quando eu menos esperava (e mais precisava). Mudanças são necessárias, sempre.    O ano ainda nem acabou e já me arrisco a dizer que 2012 foi decisivo em minha vida. Foi o ano em que me encontrei profissionalmente, e agora tenho certeza absoluta do que quero para o resto da minha vida. Conheci pessoas novas, senti realmente na pele o significado da palavra “preconceito” de um dos piores modos possíveis. Mas olhem só, ainda estou aqui, de pé.    Comecei a ter novos sonhos, tive (e tenho) ideias, que pretendo colocar em prática, se não nesse, mas no próximo ano. Estou fazendo planos, sim, e se não derem certo, foda-se, a vida é assim mesmo, temos de arriscar se quisermos conse

Essência do Molde

   Seria justo julgar alguém sem antes conhecer os processos de moldagem pelo qual ela passou? E você? Conhece a essência do seu molde?     Foram basicamente essas as questões que eu propus na minha primeira obra exposta no SESC de São Miguel D’Oeste. Através da arte contemporânea quis fazer com que as pessoas refletissem sobre essas questões tão simples, mas que parecem esquecidas ultimamente. As coisas parecem estar perdendo sua essência, tornando-se mecânicas, passageiras.    “Essência Do Molde” trata-se de uma instalação, com manuscritos meus colados do chão ao teto da galeria, inclusive na ilha que suporta o molde do meu rosto feito com cera e alguns dos meus textos escritos á mão.    Participar da exposição PRETEXTO (projeto do SESC-SC) com essa turma linda foi uma das melhores coisas que me aconteceu nesse ano. Realmente a arte liberta, e, como eu li ainda hoje na capa de um livro; A arte é a caligrafia da alma.       A abertura da exp